Curso de Sobrevivência
(Apostila Digital, Certificado e Brevê)
Pré-requisito
Público-alvo: Militares, Policiais Civis, Guardas Ambientais, Guardas Florestais e Guardas Municipais, Defesa Civil, Secretarias de Meio Ambiente ou Esportes, praticantes de esportes de aventura, excursionistas, montanhistas, aventureiros, equipes de busca, de resgate e de socorro, biólogos, arqueólogos, psicólogos, engenheiros, geólogos e, qualquer pessoa que tenha o desejo de se aprofundar no tema.
Saúde: Se sua saúde estiver em dia, não haverá problemas em participar do curso, porém vale lembrar que o curso exige deslocamentos por trilhas e atividades práticas, sendo fundamental sua consulta a um médico antes de participar do curso.
Equilíbrio Emocional: O equilíbrio emocional será fundamental para superar situações de estresse, qualquer pessoa equilibrada emocionalmente poderá participar do curso.
Idade mínima: 16 anos (para os menores de 18 anos haverá um termo de responsabilidade e riscos assinado pelo responsável pelo aluno)
Carga Horária: (...texto...)
Escolaridade mínima: Ser alfabetizado
Documentos para Matrícula: Documento de identificação com foto e data de nascimento
Atenção:
- Não é um curso de treinamento militar; e
Objetivo do curso:
Inserir o aluno em um ambiente de selva para que ele aprenda a se adaptar às condições impostas por ela, aprendendo a respeitá-la e transformando-a em sua aliada.
O aprendizado das técnicas de sobrevivência será ensinado através de aulas teóricas e práticas, para isso, nosso treinamento foi desenvolvido para estar bem próximo da realidade enfrentada por um sobrevivente.
Ensinar as técnicas necessárias para sobreviver em um ambiente de selva requer preparo e conhecimento, por isso, contamos com instrutores altamente capacitados, com vasta experiência e atualizados com o que há de mais novo em termos de sobrevivência. Além disso, nosso conteúdo programático foi desenvolvido de forma a proporcionar a você um período de aprendizado dinâmico, eficaz e objetivo.
Nosso foco não é testar sua capacidade física nem utilizar de esforços desnecessários, mas sim ensiná-lo a sobreviver em um ambiente ao qual você precisa se adaptar, onde a mente mais preparada fará a diferença.
Conteúdo programático:
- Psicologia da sobrevivência;
- Uso correto da faca de campo;
- Mínimo impacto ambiental;
- Noções básicas de higiene e profilaxia;
- Deslocamento em selva (diurno e noturno);
- Equipamentos e kits de sobrevivência;
- Primeiros socorros por intermédio dos meios de fortuna;
- Nós e amarrações;
- Construção de abrigos de emergência;
- Animais peçonhentos, venenosos e perigosos;
- Obtenção, filtragem e purificação de água;
- Obtenção e utilização do fogo;
- Alimentos de origem vegetal;
- Alimentos de origem animal;
- Acuidade visual, auditiva e olfativa;
- Espírito de equipe e liderança;
- Conceito de Bushcraft;
- Orientação com bússola básico;
- Orientação pelos meios naturais; e
- Sinalização para resgate
Local e Período do Curso:
- Saída (1ª opção): 21h da sexta-feira;
- Saída (2ª opção): 07h do sábado (Hotel Fazenda Fonda);
- Observação: pernoite na mata (do sábado para domingo); e
- Retorno: 15h de domingo.
Está incluso:
- Alimentação de campo durante o curso;
- Equipamentos utilizados nas instruções; e
- Certificado de conclusão do curso.
Material Individual:
- Calçado: Bota/Tênis para trekking ou coturno tipo milita;
- Calça: Jeans, brim, ou tecido forte, de preferência ripstop (pode ser camuflado);
- Cantil Cantil tipo militar, garrafa plástica, cantil hidrat ou squezze, o tamanho ideal é de 1 Litro;
- Caneca: Pode ser de plástico ou metal;
- Isolante térmico:Pode ser comprado em lojas de camping ou utilizar lona plástica de 2x2m;
- Faca: Será permitida somente faca com bainha;
- Blusa de frio: Qualquer tipo, desde que mantenha o aluno aquecido se necessário;
- Capa de chuva: Poncho militar, anorak ou saco para gelo de 100 L;
- Camisa: Preferência de algodão;
- Blusa de mangas compridas: Blusa comum de algodão ou gandola tipo militar, para ser utilizada durante os deslocamentos e evitar arranhões ou picadas de insetos;
- Apito: Qualquer tipo, menos apito de caça;
- Lanterna: Com pilhas reservas e de preferência de cabeça;
- Chapéu de selva: Será fornecido pelos instrutores para uso durante o curso;
- Mochila: De preferência as que têm alças confortáveis sobre os ombros;
- Meias e roupas íntimas: Levar ao menos dois conjuntos para mudar durante o curso;
- Muda de roupa: Para o aluno retornar com roupa limpa;
- Remédios: Caso o aluno tome algum remédio regularmente deverá levar o mesmo; e
- Par de luvas: De preferência couro ou vaqueta, o objetivo é proteger as mãos durante o deslocamento noturno.
Recomendamos (opcional):
- Repelente e protetor solar;
- Pomada para assaduras;
- Toca ou balaclava; e
- Óculos Escuro.
Não serão permitidos:
- Facão ou machadinha;
- Aparelho sonoro ou Instrumento musical;
- Alimento, bebida alcoólica ou cigarro;
- Filmadora profissional;
- Barraca, rede, colchonete ou saco de dormir;
- Colher ou garfo; e
- Arma de fogo.
Nota de atenção:
Seu equipamento é de sua responsabilidade, durante o curso você precisará se locomover com ele por trilha e em alguns casos também auxiliar a organização a levar o equipamento utilizado no curso caso seja necessário.